29 de abril de 2016

Limpando suas bijuterias.

As bijuterias normalmente com o tempo, sofrem um processo chamado de oxidação, que ocorre principalmente quando entram em contato com produtos químicos, perfumes, cremes ou até mesmo o próprio suor. Guardar a bijuteria de forma errada, também pode causar escurecimento ou danos na peça, deixando-a com aspecto envelhecido e feio. Por isso, é muito importante fazer a limpeza e guardá-las de forma correta  (falarei sobre isto em outro post) para que elas durem por mais tempo e se mantenham sempre bonitas. 
No mercado existe produtos específicos para a limpeza de joias e bijuterias, porém é possível alcançar um ótimo resultado com um produto barato, que você possui em casa. Conheça então esta maneira eficiente e econômica de como limpar suas bijuterias.

Pasta de dente
É isso mesmo! Pasta de dente! 
Por possuir substâncias abrasivas em sua composição, a pasta de dente é um dos mais tradicionais métodos usados na limpeza das bijuterias, isso porque, é um produto de baixo custo que todo mundo tem em casa. A limpeza feita com a pasta de dente é muito simples e rápida e prática. Veja o passo a passo:
  1.  Pegue uma pequena quantidade de pasta de dente (de preferência branca), e espalhe por toda a peça com as mãos. Algumas pessoas utilizam uma escova de dente, mas eu aconselho espalhar com as próprias mãos principalmente em peças que tenham strass ou sejam mais frágeis;
  2. Esfregue com delicadeza a peça para tirar toda sujeira, você vai perceber que a pasta de dente ficará acinzentada;
  3. Em seguida lave a peça em água corrente, sempre esfregando delicadamente com as mãos;
  4. Após enxaguar a peça, segue-a com papel toalha. Não deixe a peça molhada;
  5. Com um outro papel toalha você pode esfregar mais um pouco a peça para realçar ainda mais o seu brilho. E pronto! O resultado é sensacional!
Existe ainda, outros produtos capazes de darem vida nova á suas bijuterias, eu porém, prefiro a pasta de dente, por apresentar o melhor resultado e por se tratar de um produto simples e barato.
Não se esqueçam que, a forma como suas bijuterias são guardadas também é muito importante para a conservação e durabilidade das peças.

27 de abril de 2016

Joias, semi joias e bijuterias. Entenda as diferenças.

Existem diferenças significativas entre as joias, as semi joias e as bijuterias. Porém, muitas mulheres ainda tem dúvidas de como diferenciar uma peça da outra, e o que deve levar em conta na hora de comprar. Por isso, neste post você entenderá um pouco mais sobre as diferenças de cada tipo de peça, podendo assim, identificar o verdadeiro valor que cada uma carrega na sua composição. Em ambos os tipos, a principal matéria prima é o metal e as pedras usadas no processo de fabricação e banho, porém a forma como são produzidas e o tipo de metais utilizados é que vão caracterizar cada uma. Nas joias por exemplo, sempre haverá a utilização de um metal nobre na sua fabricação, e isso é uma característica única das joias, já que as semi joias são produzidas com metais menos nobre e o valor da peça neste caso está na camada de banho de matal nobre que ela receberá. Quanto mais camada de banho de um metal nobre a semi joia tiver, mais valor ela terá e mais distante estará de uma bijuteria. As bijuterias por sua vez são produzidas também com metais menos nobres, podendo ser banhadas ou não, e quando banhadas recebem apenas o banho flash, que é uma camada bem fininha de metal nobre, diferentemente das semi joias que são banhadas com uma camada mais grossa de ouro. Na maioria das vezes as bijuterias e as semi joias são produzidas com o latão ou o bronze. As pedras também são característica própria de cada tipo, e por meio das pedras é possível saber se uma peça é considerada uma joia, uma semi joia ou uma bijuterias. Para ser considerada uma joia a peça precisa ser composta por pedras preciosas, como o rubi, a esmeralda, o diamante, etc. As semi joias levam pedras naturais semi preciosas, como a hematita, pedra do sol, a turquesa, o quartzo, etc. Já nas bijuterias você vai notar que dificilmente levarão uma pedra natural, sendo comum o uso de pedras sintéticas, cristais de vidros ou materiais acrílicos, por esse motivo as bijuterias são consideradas peças de menor valor. O mais importante é sempre fazer uma análise de todas essas características antes de comprar. A joia dificilmente será confundida. Mas é muito comum as mulheres encontrarem dificuldades em diferenciar uma semi joia de uma bijuteria, até por que, existe hoje no mercado infinito modelos de bijuterias muito bem produzidas e acabadas, dificultando ainda mais essa diferenciação.
 Agora você já sabe que a origem dos materiais que compõem a peça fazem toda diferença na sua identificação, qualidade, durabilidade e valor. Até a próxima!